Estado de Goiás

CONCEPÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA - UnU – ITABERAÍ/GO  

O Curso de Pedagogia tem um papel fundamental para a sociedade, pois apresenta como objetivo central formar profissionais que atendam aos avanços do conhecimento e das tecnologias, bem como as exigências de qualidade do ensino nos diferentes seguimentos da sociedade. Além disso, deve garantir uma formação plena, atendendo aos direitos sociais, culturais, políticos e econômicos da sociedade.

A relevância do Curso na formação humana e profissional deve ser garantida por um profissional que se apresente como agente de “reeducação” das relações sociais, por meio de ações investigativas, reflexivas e críticas, atuando eticamente e tendo como compromisso a construção de uma sociedade justa e igualitária.

As concepções filosóficas do Curso de Pedagogia estabelecem uma harmonia entre as dimensões de instrução, por meio de um olhar pedagógico dos processos de ensino-aprendizagem e do ato educativo, garantindo a formação para a autonomia profissional e para a cidadania.

O processo de formação do licenciando em Pedagogia, deve conceber tanto o desenvolvimento técnico-científico e cognitivo do profissional de modo que a teoria e a prática, intrinsecamente relacionadas, constituam o núcleo integrador da formação do educador, como o seu desenvolvimento sócio cultural, estético e ético-político, focalizando a constituição das identidades individual e coletiva e as formas de inserção e intervenção desses profissionais nas realidades educacional e social. Compreendendo-se que formação e profissionalização docente são aspectos indissociáveis nas formas de organização e produção do trabalho escolar e nas perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional.

Assim, pretende-se oferecer uma formação que permita ao profissional, atuar na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, aprimorando seus conhecimentos também na política e gestão educacional. O curso de Pedagogia visa a formação de educadores que conquistem sua identidade como professor e educador, passando pelos princípios da compreensão do universo social, do domínio de saberes, de atitudes interdisciplinares, da dialética entre a teoria e a prática, da ação-reflexão-ação, do trabalho cooperativo e da ética profissional, garantindo seu desenvolvimento intelectual e sua mancipação humana e profissional.